Powered By Blogger

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Que agora eu entendo Vinte e Nove

Na minha infância eu ouvi Xuxa e Menudo, na adolescência, Dominó, Polegar e de repente comecei a gostar da música que minha irmã ouvia. Então ouvi Elis, Cazuza, comecei a prestar atenção às letras e um dia descobri Legião Urbana.
Várias músicas marcaram como aquelas com letras que aprendi na persistência - como esquecer tantas tardes decorando Faroeste Caboclo? Todo fã de Legião tem que saber Faroeste Caboclo! Entre minhas preferidas, Sereníssima, Eduardo e Mônica, Índios e Vinte e Nove. Me lembro que no auge de minha adolescência conturbada e melancólica, a tristeza das letras se aproximava tanto de minha realidade que Vinte e Nove se destacava por ser uma música que gostava mas me parecia distante.
Imaginava um adulto de 29 anos que perdera tudo que conquistou nos anos anteriores. Eu não havia perdido nada. Nos 15 anos em que me protegi do mundo, aquelas perdas não me tocavam tanto quanto o pesar que sentia por Renato Russso. Recordo da tarde quando soubemos da morte dele e como senti falta de novos álbuns...

Hoje, Vinte e Nove é diferente para mim.

“Perdi 20 em 29 amizades
Por conta de uma pedra em minhas mãos”

Hoje, com 30, sei do que Renato falava.

“E 29 anjos me saudaram
E tive 29 amigos outra vez”


Para quem não conhece, a letra na íntegra


Vinte E Nove
Renato Russo

Perdi vinte em vinte e nove amizades
Por conta de uma pedra em minhas mãos
Me embriaguei morrendo vinte e nove vezes
Estou aprendendo a viver sem você
(Já que você não me quer mais)
Passei vinte e nove meses num navio
E vinte e nove dias na prisão
E aos vinte e nove, com o retorno de Saturno
Decidi começar a viver.
Quando você deixou de me amar
Aprendi a perdoar
E a pedir perdão.
(E vinte e nove anjos me saudaram
E tive vinte e nove amigos outra vez

6 comentários:

  1. Massa Ro!!! Gostei do texto... ainda mais agora recém completos meus 29 anos.....sabias palavras suas e do Renato Russo.... Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  2. adoro essa letra - ela me salvou muitas vezes em que estive triste e não queria pensar, daí, tudo o que eu estava sentindo já estava lá, pronto, era só cantar e chorar

    ResponderExcluir
  3. Eu tb amo Legião e adoro essa música ;)

    ResponderExcluir
  4. Roooo vc esqueceu de uma... Alanis!!!!! eu passei a gostar pq ouvia na sua casa =]
    Massa letra! quem nao tentou decorar FAroeste? uahuahau
    BJooooo RO!

    ResponderExcluir
  5. Poxa!!!! Nunca havia pensando no sentido da musica, adora todas as letras do Renato, mais acho que nunca pensei desta forma, adorei.


    Tânia

    ResponderExcluir
  6. Ah... quantos dias decorando Faroeste Caboclo. hahaha. Adorei o texto!

    ResponderExcluir